Ancord

A ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) nasceu da união de duas sólidas instituições do mercado financeiro e de capitais, ANCOR e ADEVAL. Assembleias das duas entidades, realizadas em 31 de janeiro de 2011, ratificaram a proposta de fusão, consolidando quase meio século de conquistas das associações que lhe deram origem.

Fundada em 7 de maio de 1965, a ADEVAL completou 45 anos de atividades em 2010. A ANCOR foi fundada em 28 de agosto de 1972. Ao longo desse período, as duas associações conquistaram o reconhecimento das autoridades do mercado financeiro e de capitais e também do poder público, trabalhando em parceria com os reguladores do setor e mantendo contato frequente e frutífero com os poderes decisórios.

Foi a partir da edição da Decisão-Conjunta BCB/CVM nº 17, de 2 de março de 2009, que as Sociedades Distribuidoras passaram a ter condições de exercer as mesmas atividades das Sociedades Corretoras no País. Anteriormente, as corretoras tinham exclusividade para operar nos ambientes e sistemas de negociação das bolsas de valores. A união das duas associações se deu com o fim dessa restrição.

Nesses três primeiros anos, a associação firmou-se como entidade representativa do Sistema de Intermediação do mercado financeiro e de capitais, apta a desempenhar seus mandatos com maior dinamismo.

Princípios

Graças aos seus recursos e aos sólidos atributos técnicos, a ANCORD proporciona o respaldo indispensável ao desenvolvimento pleno das atividades de seus associados e assegura os meios necessários para a constante luta pelos seus legítimos interesses.

Presta, ainda, assistência técnica e jurídica, contando com um corpo de profissionais constantemente atualizados quanto às novidades do mercado.

Sendo uma entidade de classe comprometida com o desenvolvimento técnico, a ANCORD promove os melhores cursos voltados ao aprimoramento profissional das instituições associadas e de seus funcionários, ministrados por professores vindos de renomadas instituições de ensino.

Promove ainda Certificações de Ouvidores e de Agentes Autônomos de Investimento exigidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários, que alcançaram projeção nacional, tendo sido realizadas em várias cidades do País.

Para prestar sua colaboração aos debates de temas relevantes para o Sistema de Intermediação, a ANCORD coordena os Comitês Setoriais dos segmentos Assuntos Estratégicos e Projetos – Fortalecimento e Parcerias; Back Office – Administração Geral; Produtos, Operações e Educacional – Mercado de Renda Fixa/ Variável/ Fundos/ Clubes/ Câmbio; e Treinamento e Certificações.

Em conjunto com a BM&FBOVESPA e Sociedades Corretoras, a ANCORD compõe o Comitê de Fortalecimento da Indústria de Intermediação, onde são debatidas medidas para incentivar o crescimento e o fortalecimento do setor.

Assim, a ANCORD está empenhada em desenvolver e aperfeiçoar a nova relação dos intermediários com a Bolsa, já que eles são o braço comercial do mercado de capitais, da bolsa e das empresas emissoras.

Fonte: Ancord - www.ancord.org.br