Fundos de Investimentos

Fundo de Investimento é um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), permitindo assim investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados. Esta carteira pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor é o risco.

Todo o dinheiro aplicado no Fundo de Investimento é convertido em cotas. Cada cotista possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia. O patrimônio de um Fundo de Investimento é a soma de todos os recursos aplicados por seus diferentes investidores.

A administração e a gestão do Fundo são realizadas por profissionais capacitados (gestores), sendo o Fundo de Investimento regido por um regulamento. Esta alternativa de investimento apresenta diversas vantagens, em relação a investir individualmente.

Vantagens de investir em Fundos de Investimento

Diversificação

Ao investir em um Fundo de Investimento é possível ter acesso a uma carteira diversificada de ativos, a um valor acessível. Com tantas opções disponíveis no mercado, o investidor pode escolher um fundo para cada objetivo, considerando o risco, o objetivo de rentabilidade e o tempo de aplicação desejado.

Gestão

Os gestores de Fundos de Investimento são pessoas dedicadas e amplamente capacitadas para a tomada de decisão de investimento, e têm acesso a um grande volume de informações sobre o mercado, condições indispensáveis para uma tomada de decisão mais assertiva.

Liquidez

Grande parte dos Fundos de Investimento oferece uma boa liquidez, ou seja, o cotista pode resgatar suas cotas, parcialmente ou totalmente, com certa rapidez. Vale ressaltar que os prazos de aplicação e resgates variam dependendo do Fundo.

Praticidade

O cotista não precisa acompanhar a liquidez dos ativos que compõem o Fundo de Investimento. O próprio gestor se encarregará disso, comprando, vendendo e acompanhando os ativos que compõem o Fundo.

Redução no Custo de Corretagem

O custo de aplicar junto com outros investidores pode ser significativamente menor. Afinal, em um Fundo de Investimento, os custos de corretagem na aquisição de ações, por exemplo, são divididos entre todos os cotistas.

Transparência

Os regulamentos e prospectos dos Fundos de Investimento são públicos. Além disso, mensalmente, os gestores são obrigados a publicar a carteira no site da CVM, mostrando todos os ativos do Fundo. E todas as operações são registradas, custodiadas, fiscalizadas e auditadas periodicamente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Serviços

Uma série de serviços é disponibilizada para o cotista, como demonstrativos mensais, relatórios anuais, reinvestimento de juros e dividendos, planos de valorização e planos de saque.

Acesso a Ativos Diferenciados

Em um Fundo de Investimento é possível investir em ativos de difícil acesso pelo investidor como, por exemplo, operações estruturadas que buscam proteger seu investimento ou potencializar retornos.